segunda-feira, 23 de março de 2020


annaC’uarentena|day 8
23março 2020

Hoje, um registo de pura vida!
A celebração de todos sinais de doçura e de cor, habitualmente sem valor por se ter instalado na presença comum de
todos.
Celebrando este ciclo de vida, pelas caducifólias que dão origem às flores e folhas e depois aos frutos registe-se a aspiração da salvação de um coletivo que se propõe a não abdicar da sua missão de colheita e de serviço comunitário.
No tom cerimonial deste momento, os rituais de culto e celebração que desde sempre organizaram planos de construções que a arquitetura dos povos reuniu em torno do seu habitáculo, e assim a imagem de Persépolis.
Desenvolvida por diferentes níveis num terraço onde a sua configuração nivelava o solo rochoso assegurada pelo aterro das depressões com enchimento de solo e rochas, Persépolis, dada a pouca conveniência de aí se chegar em virtude das suas condições geomorfológicas (antes ideal para defesa de um nação!), apenas era visitada na Primavera altura de comemoração e chegada de um novo ano!
Assim, ficou assumida, até aos dias de hoje onde as suas ruínas, nas imediações de Xiraz (província de Fars, Irão), continuam a servir de lugar e inspiração para a celebração de feitos e eventos.
Lá, restam ainda de pé: as portas (a conhecida porta inacabada e denominada por porta das nações, na entrada Ocidental, e as colunas de pedra (as cem, milimetricamente implantadas numa retícula de 10x10 sustentando o hipostilo no palácio)!  
Não sendo acaso por tal, a sua referência no registo gráfico da escritora Satrapi que ilustra o seu “crescer” na metáfora de Persépolis por entre as dificuldades de um povo (o seu) que procura manter os seus alicerces ideais e de sua salvação (dela própria, noutro espaço e noutro lugar) na possibilidade abertura de novos acessos ou portais.

Celebremos, então!

Desenho 8_ A árvore, por Martim com 7 anos. A ideia de celebração de todos sinais de doçura e de cor, habitualmente sem valor por se ter instalado na presença comum para todos. Um registo de puro de vida!


Sem comentários:

Enviar um comentário