terça-feira, 24 de março de 2020


annaC’uarentena|day 9
24março 2020

No final da tarde de ontem, o sinal para hoje!
 A dinâmica de um arco multicolorido, com vermelho por fora e violeta no interior: o arco da Iris com seu efeito deixado pelo rasto da mensagem divina de Iris ao atravessar os céus e das nuvens, o simbolismo divino, no arco-da-aliança aparecendo como símbolo de aliança entre Deus e todos os seres da Terra num comprometimento feito no momento em que a arca de Noé pousou, logo após o desaparecimento de quase todas as civilizações se terem inundado no episódio de um Dilúvio, de que “Tudo vai ficar bem”.

Na indefinição da delimitação de suas cores, a ideia proposta das sete (cores) de Newton (apesar de só ter avistado cinco e duas delas ficarem por conta da analogia das 7 notas musicais, conta-se!), remetendo para a mnemónica que lembra a sua sequência : Vermelho Lá vai Violeta ( laranja, amarelo, verde, azul e índigo) ou ainda, o estudo dos elementos visuais presentes nos círculos cromáticos por  classes  primárias ou  secundárias, dependendo se isoladas ou adicionadas. O vermelho e amarelo com o laranja no meio resultado da sua adição, o amarelo e azul com o verde, também ele no meio resultado da sua adição azul, e, o índigo e violeta misturando este último com o primeiro; o vermelho, permitem a expressão romântica ,em arte, dos arco-íris nas paisagens de William Turner, ou (da minha preferência!) do arco-íris de Kandinsky em Murnau com arco-íris, sob pinceladas a anunciar uma leve subjectividade de vê-lo, própria de quem é capaz de se abstrai das regras impostas.

E ainda, já no final, a ideia de leveza e mágica que a crença infantil desperta, o desejo de algures no final deste arco se abrir uma porta escapando à desesperança do mundo, contrariando a tristeza associada aos tempos de chuva e ansiando um lugar e/ou um tempo Over the Rainbow como se a Oz tivessem chegado!

 Desenho 9_ O arco-íris, por Pedro com  6 anos. A ideia de simbolismo associada a um desenho gráfico multicolorido e multicultural na esperança e união global de todos os estados, na indefinição das fronteiras como aliás é a delimitação das cores neste arco. O rasto de uma mensagem de esperança, como se Íris acabasse de atravessar nossos céus!




Sem comentários:

Enviar um comentário